domingo, 31 de outubro de 2010

como lidar com o sofrimento?


Partilho uma conversa que tive com uma amiga, da qual retenho a identidade, sendo que o texto está "tal & qual" como foi enviado pelas sms´s.


Ela: estive a dar apoio a uma amiga minha q anda c problemas...

Eu: Tanta gente com problemas n e?

Ela: Ya, infelizmente...

Eu: Mas a mim parece.me tao facil lidar com eles

Ela: Nem sempre...

Eu:Ora o sufrimento doi. Mas curiosamente quanto mais sofrimento houver mais s pode amar

Ela: Sim, tens razao, mas fazer uma pessoa ver isso...

Eu: E dificil de facto, mas qd o vivemos nos, temos mais facilidade em transmiti.lo aos outros

Ela: Quando o vivemos? é raro ter os problemas q a minha amiga tem, e espero bem n os viver...

Eu: Ha vidas bastante complicadas de facto. Mas, "Maiores q ter morrido"? E q ja houve mta gente a dar a vida, por Amor, pelo que, este, tudo suporta e tudo alcanca. Ate a morte. Engracado q o amor vence o medo, e ate o desepero q é aquilo q mtas vezs nos impede de vivermos livres.

Ela:Mas ate Ele duvidou, em certa altura, e ja esperava, ja estava escrito... Aqui, ha uma grande incerteza do que ira acontecer.

Eu: Claro q duvidou, era humano cmo nos. N entres mt pelo "ja estava escrito", as profecias, tem uma leitura e contexto historico especifico q nao o de uma pre-destinacao, pk s nao estavamos perante a nocao de destino q e incompativel com o sermos livres e q por ex com jesus, no contexto do cristianismo, deixou de exisir como dado adquirido. Mas sabs, a grande revelaçao e precisamente o q tu referiste, é que Ele apesar d ter duvidado, e pelo facto d ter optado por amar ate ao fim confiando, acabou por vencer o medo. É tb isto q quer dizer "morreu por nos", ou seja, provou ele mesmo q e possivel, no ambito da Sua logica de Amor, vencer a propria morte

Ela: Ai esta, aqui o Amor, é salvar a vida dos outros... Esse amor ja nao vai poder ser praticado por ela...Nao estou a duvidar de Deus, mto pelo contrario. Mas estou a mostrar-te como é dificil "abrir a mente" a uma pessoa q sofre o q esta a sofrer...

Eu: É salvar a vida dos outros mas dando a Sua. Ou seja tudo esta envolvido, sendo q é reflexo para todas as situacoes. E a vida n s da so literalmente. Da.s sempre q dou espaco a q o outro cresca. Pa isso e preciso q eu morra pa mim pa q o outro viva mais. E isto e tud menos teoria, n ha nada mais pratico, dado q isto s aplica em tud mas tud o q fizermos. A questão n ta na tarefa mas na atitude. pelo que Amando nesta logica de Jesus vencemos o medo, sendo q mostrou Ele próprio ser possivel, e por isso ao nosso alcance tb

Sem comentários:

Enviar um comentário